Os avanços, desafios e oportunidades da consolidação de modelos de negócios digitais no Brasil foram tema do painel “Indústria – Impactos da Digitalização, Servitização, IoT e Indústria 4.0”, realizado nesta segunda-feira (31), como parte do Brasil Investment Forum (BIF) 2021. É consenso entre os participantes do debate que a adoção de novas tecnologias e a transformação digital são peças-chave para o desenvolvimento.
O Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, ressaltou que o Brasil está investindo em ações voltadas ao desenvolvimento tecnológico para melhorar seu ambiente de negócios. Segundo ele, a indústria nacional amargou longo período de queda de produtividade e redução da participação do segmento no Produto Interno Bruto (PIB) nacional, mas as políticas públicas na área de tecnologia começam a dar resultados. “Dentro da agenda digital, estamos implementando novos marcos regulatórios e desenvolvendo os pilares da indústria 4.0”, sinalizou.
Costa citou, ainda, ações de destaque para incentivar esse desenvolvimento tecnológico. Entre elas, o desenvolvimento de fornecedores, a capacitação de micro e pequenas empresas e o reposicionamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que passa a ter a digitalização da indústria como foco.
Moderador do painel, o Presidente da ABDI, Igor Calvet, destacou que o Brasil já está vivenciando essa digitalização. “A adoção de tecnologias no processo produtivo, a visão do governo sobre esse processo, as medidas legislativas que estão sendo tomadas e a maneira como as empresas estão se posicionando no dia a dia mostram que isso já é realidade”, afirmou.
O Diretor-Executivo de Transformação Digital e Inovação da Petrobras, Nicolás Simone, apresentou a estratégia de transformação digital da instituição. O objetivo, segundo contou, é deixar a empresa “menos burocrática” e continuar a investir em inovação, com ações como a compra de supercomputadores, e no aperfeiçoamento dos profissionais. Para Simone, “toda transformação digital se passa por meio das pessoas; também é uma transformação cultural”.
Empresas
A Presidente da IBM Brasil, Katia Vaskys, reforçou o papel do país como um dos destinos mais atraentes para investimentos externos e destacou que o Brasil foi o primeiro a sediar uma filial da IBM fora dos Estados Unidos. “As indústrias de tecnologia têm papel fundamental na construção de modelos de negócios abertos que permitam a inclusão digital da sociedade. A economia brasileira está pronta para seguir investindo em digitalização e para trabalhar com um ambiente mais inteligente, aberto e inclusivo”.
Para o Presidente e CEO da Scania América Latina, Christopher Podgorski, os 62 anos de história da marca no Brasil são sinônimo do desenvolvimento dos transportes no país. “Quando falamos de digitalização e servitização, somos cópia fiel da nossa casa matriz na Suécia. Tivemos a possiblidade de fazer a transferência de tecnologia”, destacou. Ele também salientou que a empresa está preparada para novos modelos de negócios embasados em novas tecnologias. “Entendemos como serão os novos modelos de negócio no futuro. Não sabemos como vai terminar, mas estaremos posicionados”, assegurou Podgorski.
Diretora Sênior de Política do Conselho Empresarial Brasil-EUA (BUSBC), Renata Vasconcellos afirmou que o país tem feito um ótimo trabalho na área de Inteligência Artificial, mas lembrou que ainda há muito espaço para crescimento, citando a telemedicina e a conectividade rural como exemplos de segmentos a serem trabalhados. “Com a pandemia, tivemos um curso prático de digitalização intensiva. O desafio é superar leis desatualizadas que podem impactar na Inteligência Artificial, não só no Brasil, mas em todo o mundo”.
Brasil Investment Forum (BIF)
O Brasil Investment Forum (BIF) é organizado pela Apex-Brasil, pelo BID e pelo Governo Federal. O evento segue até esta terça (01/06). Estão confirmados, na programação, os Ministros da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos; da Economia, Paulo Guedes; da Saúde, Marcelo Queiroga; da Infraestrutura, Tarcísio Freitas; de Minas e Energia, Bento Albuquerque; e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, além de dezenas de autoridades dos setores público e privado.